Marketing Pessoal Digital – O que podemos aprender com atletas

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Da mesma maneira que nós como profissionais e pessoas temos uma marca associada a nós e a nossa imagem, assim também funciona com os atletas. Seja ele (a) de alto rendimento, profissional ou amador, de esporte individual ou não, todos os esportistas carregam uma marca associada a si e aos seus resultados cultivados.

Muitos atletas tanto profissionais quanto amadores aderiram às redes sociais e a sites pessoais para expor seus feitos e marcas pessoais. Veremos como esses esportistas se comportam online e o que podemos aprender com eles.

Se você visitar suas páginas online e perfis, entenderá porque grandes atletas, tanto amadores como os já estabelecidos, com grandes conquistas, são excelentes profissionais em propagar sua marca pessoal e exaltar suas conquistas e competências. O ambiente online, as redes sociais e os sites pessoais são uma excelente vitrine para os patrocinadores. Inclusive, muitos contratos de patrocínios esportivos já contam com ações online, nos perfis dos atletas. Veja o exemplo do Neymar, o maior garoto propaganda do esporte brasileiro atualmente.

marketing-pessoal-digital-Neymar

O que eles compartilham?

- Carreira esportiva: Como e quando começaram a praticar, seus principais títulos e conquistas, campeonatos que já disputaram e que ainda vão disputar.

- Rotina de treinamento: Como são seus treinamentos, que fase estão atravessando publicam em tempo real

- Competições: Suas viagens, seus resultados e expectativas para competições futuras.

- Dicas sobre o esporte em questão: Práticas para iniciantes, como começar no esporte, dicas de alimentação, etc.

- Seus raros momentos de lazer: Descontração e descanso também fazer parte da carreira de qualquer esportista e também estão presentes online.

Objetivos

Que interesses esses atletas tem em divulgar tudo isso acima? Ora, são muitos. Conquistar novos adeptos e difundir o esporte, projetar suas conquistas e se tornar mais conhecidos por seus feitos. E por último, mas não menos importante, conquistar novas oportunidades e parcerias profissionais.

Por melhor que seja o esportista, conseguir bancar suas despesas com treinamentos e competições não é fácil, principalmente para os de esporte amador. Eles estão sempre em busca de empresas dispostas a investir dinheiro e mais importante, associarem a imagem da marca à imagem desses atletas.

Esse é outro motivo para esses atletas se preocuparem como agem, tanto online como off-line, a responsabilidade que carregam ao estampar empresas e marcas como patrocinadores. Sua imagem condiz com suas ações, portanto existe uma ligação direta entre o atleta e seus patrocinadores.

Os esportes mais comuns que possuem atletas adeptos do marketing pessoal digital são os individuais, como natação, artes marciais, ginástica, tênis, etc.

E o que podemos aprender sobre marketing pessoal online com esses atletas?

-Gerar valor:

 Eles estão sempre gerando valor e aproximação ao público, através de conteúdo educativo e relevante. Um bom marketing pessoal é sustentado no valor que você entrega ao seu público e como os outros percebem sua marca pessoal, sua reputação.

- Respeito com o público:

Sempre muito educados, mantém um elevado respeito com sua audiência, que é composto em sua maioria por fãs e outros atletas do mesmo esporte. O respeito com o público é facilmente percebido por agências e empresas que buscam por atletas para se tornarem garotos e garotas propaganda para suas marcas.

- Busca por novas oportunidades:

Sempre com respeito aos seus seguidores, constantes publicações e entregando valor através de conteúdo que faça a diferença, eles conquistam fãs, admiradores e empresas dispostas a investir como patrocinador para ter sua marca ligada à marca pessoal e profissional destes atletas.

Conclusão

Praticar e investir em seu marketing pessoal é extremamente importante, seja qual for sua carreira ou suas habilidades. E hoje, podemos fazer isso diariamente, online. A internet encurtou distâncias e facilitou contatos, comece hoje mesmo e aplique-se na construção de sua marca pessoal digital, você só tem a ganhar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (2 votes cast)
Marketing Pessoal Digital - O que podemos aprender com atletas, 3.0 out of 5 based on 2 ratings
Rafael Dal'laqua (29 Posts)

Publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP e pós-graduando em Administração de Empresas pela FGV/SP. Profissional com interesses em personal branding e em tudo o que a internet oferece para construção e gerenciamento de marcas pessoais sólidas e de sucesso online. Movido pela busca por novos conhecimentos e um eterno nadador. É co-fundador do Marketing Pessoal Online.


0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×