Como monitorar sua reputação online antes de procurar emprego

procurar-emprego
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Se você está desempregado ou procurando uma nova posição no mercado, já sabe alguns passos essenciais para começar sua busca. Atualizar seu currículo e colocá-lo nos sites de empregos, melhorar suas cartas de recomendações, pesquisar quais empresas estão contratando e se preparar para as entrevistas e processos seletivos.

Mesmo que tenha feito tudo isso, não se esqueça de fiscalizar sua presença online. Empresas e recrutadores pesquisam os profissionais online, isso é fato. De nada adianta arrebentar em uma entrevista, se ao sair da sala, o entrevistador pesquisá-lo online e perceber que existe um abismo entre a pessoa que acabou de sair e a reputação online dessa mesma pessoa.

É bom deixar isso claro, você como profissional deve estar em harmonia com o que você transmite online, o que sua imagem passa. Já falamos sobre isso por aqui, sobre os dois pilares para o sucesso no marketing pessoal online: Verdade e autenticidade.

Quando esse assunto é abordado, grande parte dos profissionais foca apenas nas redes sociais, preocupando-se com suas fotos, fotos em que foi marcado, vídeos, seus comentários, suas participações em grupos e fóruns online, suas preferências e interesses. E realmente, tudo isso conta para um recrutador ou empresa que esteja contratando profissionais, mas não é tudo.

Você deve saber exatamente onde pode ser encontrado online. Suas mídias sociais são os principais resultados de buscas, mas é necessário “cavar” um pouco mais, nada pode ser deixado para trás. Esse é outro ponto muito importante, vasculhar todas as possibilidades de ser encontrado online. Pesquise seu nome no Google e navegue pelas páginas de resultados periféricos.

Talvez você tenha se inscrito há alguns anos em algum site de relacionamentos, tenha um perfil em sites de perguntas anônimas, que mesmo desatualizados, podem lhe prejudicar futuramente. Ou já participou de sorteios, promoções ou concursos culturais, muito comuns na internet, que podem associar algum ponto negativo à sua reputação e marca pessoal.

Ok, você vasculhou e pesquisou todos os resultados das dez primeiras páginas de busca do Google e percebeu que possui muita coisa que pode atrapalhar seus próximos passos na busca de novas oportunidades. Temos duas alternativas:

Dependendo do caso, como nos primeiros exemplos, você tem controle sobre seu perfil, seu cadastro, basta acessar e desativá-los ou torná-los privados, etc. Mas pode ser que tenha resultados que você não possa controlar, então recomendamos que leia nosso artigo sobre “sujeira digital”. Como diluir esses resultados e afastá-los dos principais resultados. Leia o post completo clicando aqui.

Monitorar sua presença online vai garantir sua segurança e tranquilidade quando for procurar um emprego e entrar em contato com recrutadores e empresas. Sua marca e reputação online é pré-requisito no processo de contratação, cuide bem dela.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Como monitorar sua reputação online antes de procurar emprego, 5.0 out of 5 based on 1 rating
Rafael Dal'laqua (29 Posts)

Publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP e pós-graduando em Administração de Empresas pela FGV/SP. Profissional com interesses em personal branding e em tudo o que a internet oferece para construção e gerenciamento de marcas pessoais sólidas e de sucesso online. Movido pela busca por novos conhecimentos e um eterno nadador. É co-fundador do Marketing Pessoal Online.


0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×