Marketing Pessoal Online: O Poder da Autoridade

Marketing Pessoal Online - O poder da autoridade
7 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 7 7 Flares ×

Você sabia que, independentemente do seu segmento de atuação, você pode se tornar uma autoridade no assunto com o auxílio da internet?

E o que é uma autoridade?

De forma bem simples e resumida: Uma autoridade é uma pessoa que domina um determinado assunto e é capaz de influenciar outras pessoas por meio de sua comunicação sobre aquele tema. Ora, então se tornar uma autoridade é essencial para o seu marketing pessoal. Se você quiser ter uma marca pessoal forte e que seja capaz de influenciar e impactar positivamente outras pessoas, você deveria prestar atenção nisso.

E como se tornar uma autoridade?

Não existe uma fórmula pronta em que se você seguir um manual de instruções construirá sua autoridade. No entanto, há algumas estratégias para que você possa iniciar esse trabalho de forma que traga resultados efetivos ao longo do tempo. Vamos a algumas delas:

Portais de conteúdo

Um dos meios mais efetivos que conhecemos é a publicação de conteúdo em portais já estabelecidos. Pense no upgrade que você pode dar no seu marketing pessoal online somente gerando conteúdo para publicação nesses sites. Hoje há portais de referência em quase todas as áreas de atuação. A não ser que você atue em uma área muito específica, é provável que, numa pesquisa rápida pelo Google, você encontre portais de conteúdo interessantes para o seu segmento.

É claro que não é tão simples criar qualquer coisa e tentar publicar nesses portais-referência. A boa notícia é que muitos deles existem no formato colaborativo mesmo, ou seja, é mantido por uma comunidade de pessoas engajadas em publicar conteúdo sobre determinado assunto. Se esse não for o seu caso, você terá que iniciar um relacionamento com as pessoas-chave desses sites. Você deverá mostrar o seu valor e o porquê eles ganhariam tendo seu conteúdo no site deles. Que conhecimentos você tem que poderia destacar? Você quer falar sobre o que? Que tipo de conteúdo você poderia desenvolver? Sugestões de pautas, melhorias no site, dentre outras coisas. Tudo isso conta pontos para quem deseja iniciar a construção de um relacionamento com esses portais.

No marketing pessoal online você vai aprender que o bom relacionamento com as outras pessoas na rede é essencial e que sozinho você dificilmente chegará longe. Para construir uma marca pessoal digital forte você precisará contar com uma rede de parceiros e deverá oferecer valor para todos eles.

As vantagens dos portais de conteúdo são óbvias: Geralmente esses portais contam com grande tráfego e tem um público fiel totalmente relacionado ao seu segmento. Logo, gerar conteúdo de qualidade nesse meio é uma das formas mais eficazes que conhecemos para dar uma verdadeira “bombada” no seu marketing pessoal.

Ao longo do tempo você poderá ter diversos artigos, por exemplo, nos principais portais de conteúdo de seu segmento e se tornará conhecido no meio. Isso o auxiliará a se tornar uma autoridade e dará mais poder para sua marca pessoal digital. É claro que você deve se preparar muito bem antes de sair produzindo conteúdo por aí. Caso contrário, você estará prejudicando a sua marca pessoal.

Site próprio

Ter um site próprio também pode lhe ajudar na construção de sua autoridade perante seu público ou mercado. Nesse site, que deverá estar atualizado e deverá ter conteúdo relevante, você poderá aos poucos conquistar a sua autoridade na internet.

Um site próprio tem o benefício claro de reforçar ainda mais sua marca pessoal digital, já que automaticamente o expõe como uma autoridade em determinado assunto e tudo isso ligado diretamente ao seu nome.

Falaremos muito aqui no Marketing Pessoal Online sobre site próprio e porque achamos que você deveria ter um!

Redes sociais

Elas não poderiam estar de fora, é claro. Para a construção de autoridade de uma marca pessoal as redes sociais podem ser a alavanca para impulsionar esse processo. O poder de compartilhar instantâneo das redes pode fazer com que sua mensagem chegue longe, muito longe! Se você se preocupa com o seu marketing pessoal, deveria explorar melhor todo o potencial que as redes sociais trazem!

Aliás, cuidado com o que posta nas redes sociais. Tudo o que está na web pode influenciar positiva ou negativamente outras pessoas e isso poderá fazer uma diferença imensa nos mais variados aspectos de sua vida, mas principalmente no lado profissional.

Para construir sua autoridade deverá alinhar, em todos os pontos de contato na web, a imagem que deseja passar ao seu público. Não faz sentido você passar uma imagem nas suas publicações nos portais de conteúdo e no seu site próprio e, ao visitar seu Facebook, as pessoas se depararem com várias contradições com aquilo que você expôs. Portanto, cuidado! Isso pode ser danoso para sua marca pessoal digital.

Conclusão

É claro que existem outras formas de criar autoridade na internet. No entanto, esses talvez sejam os meios mais poderosos e efetivos de criação de autoridade. Caso você se interesse pelo tema, recomendo fortemente que você leia o livro: As Armas da Persuasão do autor Robert Cialdini. O autor é um dos maiores especialistas do mundo no poder da influência e nesse livro ele tem um capítulo inteiro sobre o poder da autoridade. Não é um livro de internet, mas vale muito a pena para compreender como utilizar a autoridade pode alavancar o seu Marketing Pessoal Online.

Concorda com o texto? Deixe seu comentário para sabermos sua opinião sobre o tema.

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 1.0/5 (1 vote cast)
Marketing Pessoal Online: O Poder da Autoridade, 1.0 out of 5 based on 1 rating
Daniel Dal'laqua dos Santos (21 Posts)

Publicitário, apaixonado por marketing digital, livros e futebol.Graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Possui 7 anos de experiência em Marketing Digital em agências e empresas nacionais e multinacionais.


7 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 7 7 Flares ×