Marketing Pessoal na Internet – Por onde começar?

6 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 2 Google+ 0 Pin It Share 4 6 Flares ×

Tenho recebido alguns e-mails de pessoas que gostam do conteúdo e da proposta de nosso site de estimular as pessoas a investirem na sua Marca Pessoal Digital e querem saber: 

POR ONDE DEVO COMEÇAR?

por-onde-começar

Para responder a essa pergunta, em princípio não falo nada de tecnologias, redes sociais ou plataformas de sites. Sempre gosto de recorrer à história. No início do século passado, para se destacar em sua profissão, provavelmente você deveria ser uma pessoa com boas habilidades manuais ou até mesmo uma pessoa com grande força bruta, capaz de fazer a diferença num mundo industrial cada vez mais forte naquela época. Em seu filme “Tempos Modernos”, Charles Chaplin retrata bem aquela realidade:

 

No entanto, de algumas décadas para cá, sabemos que estamos na chamada Era da Informação, onde o que realmente tem valor é o CONHECIMENTO e, principalmente, o que fazemos com ele.

Portanto, minha resposta a essa pergunta clássica “Por onde devo começar?” é a seguinte:

INVISTA EM CONHECIMENTO! 

É isso mesmo, pode parecer clichê falar disso novamente e você talvez esteja até cansado de ouvir esse papo, mas é a pura verdade. Não tem sentido falarmos de Marca e Marketing Pessoal forte se não tivermos uma base de conhecimento sólida que fará com que possamos semear, produzir e colher os frutos da aplicação desse conhecimento no futuro. Só se constrói uma Marca Pessoal forte no mercado com conhecimento e sua aplicação. Vamos repetir? 

SÓ SE CONSTRÓI UMA MARCAR PESSOAL FORTE NO MERCADO COM CONHECIMENTO E SUA APLICAÇÃO.

 O exemplo de Bill Gates

marketing-pessoal

Bill Gates em um de seus momentos de leitura

Quando ainda era CEO da Microsoft, Bill Gates saía duas vezes por ano para suas “Think Weeks” ou “Semanas de Reflexão”. Ele se retirava para passar vários dias lendo, livre de todas as distrações. Um assistente o levava sanduíches e refrigerante diet duas vezes ao dia enquanto ele ficava afastado do dia a dia da empresa, de amigos e familiares apenas para investir em conhecimento, afiar o machado e traçar o futuro da companhia. Muitas das inovações e caminhos percorridos pela Microsoft vieram desses estudos e reflexões de Gates. Se o homem mais rico do planeta e CEO de uma das mais bem sucedidas empresas da história conseguia um tempo para investir em conhecimento, creio que nós também consigamos.

Como conseguir conhecimento?

Existem muitas formas para se adquirir conhecimento. Provavelmente, a primeira ideia que nos vem à cabeça é o conhecimento formal vindo das escolas e universidades. Mas hoje quero focar aqui no que eu considero as maiores fontes de conhecimento que você pode ter. Eu utilizo pelo menos uma dessas fontes diariamente na minha carreira e isso tem me proporcionado resultados muito bons até o momento. Como conseguir conhecimento para iniciar uma Marca Pessoal Digital forte?

Leitura

Se eu puder lhe dar um conselho para aumentar suas chances de ter uma Marca Pessoal forte, eu diria: Leia. Mas leia muito. E se possível diariamente. A leitura é algo fantástico que tem o poder de transformar vidas. Por meio dela você é capaz de se conectar às melhores cabeças pensantes do mundo (seja na área de negócios ou não). Você amplia seus horizontes, é capaz de ter novas ideias e conhece novas realidades.

É claro que o conhecimento por meio da leitura não irá mudar o mundo se não tiver uma ação que faça com que esses conhecimentos sejam utilizados. CONHECIMENTO SEM AÇÃO, NÃO VALE DE NADA.

“Desafio dos 10 minutos diários”

Se você é preguiçoso ou tem dificuldade para ler ou ainda não tem tempo, lhe proponho um desafio: Leia, por pelo menos 2 meses, 10 minutos por dia, todos os dias. Isso lhe ajudará a criar o hábito da leitura. Algumas pessoas que utilizaram esse método após alguns dias não liam apenas mais 10 minutos, mas passavam mais tempo sem perceber na leitura. Outras fizeram desse desafio um hábito diário. Eu, por exemplo, leio todos os dias e tento dedicar pelo menos 30 minutos diários às minhas leituras. Experimente, você também consegue! Lembre-se: Somos aquilo que repetidamente fazemos, somos criaturas de hábitos, como disse Aristóteles há mais de 2.300 anos atrás. 

Cursos

Outra maneira de adquirir conhecimento de qualidade é se matricular em cursos de sua área profissional. Os cursos possuem duas vantagens claras: O tempo economizado e o investimento que gera valor. Num curso rápido (técnico, por exemplo) você terá a economia de muitas horas de seu tempo caso quisesse aprender o mesmo conteúdo sozinho. Por que? Isso acontece porque as pessoas que prepararam o curso já tem experiência no negócio, provavelmente já erraram bastante e tem o know how para transmitir esse conhecimento valioso a outras pessoas que desejam aprender mais sobre ele. Num mundo em que o tempo tem cada vez mais valor, ganhar conhecimento de qualidade no menor tempo possível sem dúvida é um grande negócio para sua Marca Pessoal.

Eu acredito que o investimento em cursos (bons cursos, é claro), pode ser uma das melhores maneiras para você dar um verdadeiro salto de conhecimento em pouco tempo. Sua Marca Pessoal irá se beneficiar diretamente de todo conhecimento adquirido nos cursos e que poderá ser utilizado por você no seu dia a dia. Invista em bons cursos e treinamentos, garanto que o investimento sempre vale a pena!

Internet (Pai dos Burros)

Se antigamente o dicionário era o famoso “pai dos burros”, para mim hoje é a internet. Não estou querendo chamar ninguém de burro, é apenas uma brincadeira.

Mas o fato é que hoje você tem acesso a um universo imenso de conteúdo na internet disponibilizado gratuitamente. São:

  • Tutoriais
  • Vídeo-Aulas
  • Palestras e Webnários
  • Treinamentos
  • Podcasts
  • Infográficos
  • E muito mais

Todo esse conteúdo está na rede disponível para que você possa aproveitar e absorver tudo o que há de bom. A verdade nua e crua é que hoje quem tem acesso à internet e diz que não tem condições de aprender e adquirir novos conhecimentos é preguiçoso ou conformista. Tenho certeza que não é o caso dos leitores desse blog, mas a verdade é essa mesmo! Pare de ver besteiras no Facebook e procure conteúdo de qualidade de sua área. Você se surpreenderá com a quantidade de bons materiais que irá encontrar por aí. 

Conclusão

O conhecimento vai permitir que nós “conectemos os pontos” como disse Steve Jobs em seu famoso discurso em Stanford. “… você não consegue conectar os pontos olhando para frente. Você só os conecta quando olha para trás. Então tem que acreditar que, de alguma forma, eles vão se conectar no futuro.” Conectar os pontos nada mais é do que ligar os conhecimentos que você adquiriu durante sua vida. Novamente, conhecimento é o que fará a diferença na sua vida no momento em que você unir os pontos e aplicá-los em seu negócio e na sua carreira.

Mas lembre-se dessa fórmula: Conhecimento + Ação = Poder.

Como disse Peter Drucker: O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER.

Ou seja, busque conhecimento sempre e em todo lugar, mas aplique-os para ter resultados, caso contrário, não valerá a pena.

E agora, você mesmo pode me responder: Por onde você deve começar para construir uma Marca Pessoal forte na Internet?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.7/5 (3 votes cast)
Marketing Pessoal na Internet – Por onde começar?, 3.7 out of 5 based on 3 ratings
Daniel Dal'laqua dos Santos (21 Posts)

Publicitário, apaixonado por marketing digital, livros e futebol.Graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Possui 7 anos de experiência em Marketing Digital em agências e empresas nacionais e multinacionais.


6 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 2 Google+ 0 Pin It Share 4 6 Flares ×