Marketing Pessoal na Internet

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Como realizar seu marketing pessoal na internet começando hoje mesmo?

Que a internet mudou o mundo, as relações pessoais e profissionais, ninguém duvida, mas como usá-la em benefício próprio, para se autopromover profissionalmente? Essa é uma questão sem resposta para muitas pessoas. Independente da sua área de atuação, a internet é a base de inúmeros recursos e ferramentas disponíveis para que qualquer pessoa possa aplicar no processo de construção de uma marca pessoal.

Uma marca pessoal digital forte será seu passaporte para a mudança que deseja em sua vida, tanto profissional como pessoal. Temos algumas perguntas para você:

- Está cansado do seu emprego?

- Não está sendo valorizado como deveria?

- Está descontente com seu salário?

- Está desempregado?

marketing-pessoal

Pois então você precisa saber que a internet pode lhe oferecer essa mudança de vida. Só depende de você!

 Mas como?

Através da construção e gerenciamento de uma marca pessoal digital.

E o que é uma marca pessoal digital?

Bem, vamos por partes…

Marca Pessoal

Você é uma marca. Eu sou uma marca. Cada pessoa tem uma marca pessoal ligada a si mesmo. Mas o que é uma marca pessoal?  Nada mais é do que aquilo que você passa e transmite ao resto do mundo, seja profissionalmente ou pessoalmente.

Todos nós fazemos neuro-associações diariamente, a partir do que experimentamos com o resto do mundo.

Seguem dois exemplos do poder de uma marca e as percepções que temos a partir delas:

Você deve se lembrar de experiências passadas, positivas e negativas com alguma marca. Se já numa loja em que entrou sem a intenção de comprar, mas foi tão bem atendido que sentiu a necessidade da realização da compra, talvez não no mesmo dia, mas acabou voltando à loja, em função da experiência positiva que você teve com a marca, com a empresa, por meio dos vendedores e atendentes. Ou uma experiência negativa, como uma consulta médica em que você não conhecia o profissional, não foi bem atendido, o médico foi mal educado e ainda não lhe examinou como deveria, por exemplo. Isso gera uma associação negativa àquele médico, àquele consultório e dependendo de quão negativa foi sua experiência, até com consultas médicas em geral. Você provavelmente não voltará a se consultar com esse profissional e ficará receoso sempre que precisar ir a uma consulta.

Portanto uma marca positiva e forte é fundamental para construir reputação e alcançar o posicionamento ideal no mercado, Seja ela para uma empresa ou para uma pessoa. Como o foco aqui é a marca pessoal, vamos em frente, abordando o marketing pessoal.

As pessoas são mais propensas a se relacionarem e fazer negócios com aqueles indivíduos que eles conhecem, confiam e gostam. Lembre-se sempre dessas três palavras: conhecer, confiar e gostar. Como atingimos esse nível em nossas relações? Através de uma marca pessoal bem posicionada e estratégias de marketing pessoal eficientes.

Marketing Pessoal

Marketing pessoal é o conjunto de ações, estratégias e instrumentos do marketing tradicional, aplicados a uma marca pessoal, a um indivíduo, a fim de destacar seus pontos positivos, valorizar seus atributos profissionais e contribuir para o crescimento tanto profissional quanto pessoal de cada um.

Será através do marketing pessoal que você irá construir uma marca pessoal de sucesso.

Tudo bem até aqui? Vamos em frente…

E o que a internet tem a ver com marca pessoal?

Essa é a boa notícia. A internet será sua plataforma para seu marketing pessoal.

A internet está aí para todos, é hora de construir ou reconstruir sua marca pessoal, ou como chamamos neste caso, marca pessoal digital, através do marketing pessoal online.

O processo de construção e gerenciamento de uma marca pessoal ficou incrivelmente mais fácil e acessível na internet. Qualquer pessoa pode se autopromover profissionalmente através da rede e dos recursos nela presentes.

Você irá se tornar uma referência e uma autoridade dentro da sua área de atuação e interesse, prospectará clientes e parceiros e ainda criará oportunidades de trabalho.

Mas que recursos são esses?

São os recursos de estratégias do marketing digital. São muitas possibilidades:

Sites pessoais, redes sociais, blogs, fóruns de discussão, entre outras. E dentro de cada um desses recursos, as estratégias e utilidades são muitas.

 E qual é a chave de tudo isso?

Seu conteúdo!

marketing-pessoal

Tenha sempre em mente, a seguinte frase : ” Conteúdo é rei.”

Será através do conteúdo criado e ou compartilhado por você, que irá se beneficiar da internet para mudar de vida. Qualquer um hoje é um produtor de conteúdo, um formador de opinião online, seja pelas redes sociais, por meio de um blog, através de posts no modelo de guest-posting, etc.

Como vamos te ajudar?

Na internet, a palavra de ordem é a instantaneidade, tudo acontece muito rápido, e muita coisa se perde nessa imensidão da rede. Como você irá impactar as pessoas e construir sua marca pessoal na internet, se o que você produz e compartilha não atinge quem deveria atingir? Fazendo o melhor uso da rede para propagar sua marca e mensagem ao mundo.

É aqui que entramos, com estratégias do marketing digital. Como profissionais entusiastas e amantes do mundo digital, sentimos a necessidade de ajudar as pessoas de alguma forma, de propagar nosso conteúdo na intenção de ajudar e motivar outros a crescerem profissional e pessoalmente. E percebemos um vazio entre marketing pessoal e marketing digital. Por isso estamos aqui, ajudar as pessoas a usar e tirar o máximo da internet em benefício próprio.

Conclusão

A ideia é que você saía da posição de procurar oportunidades desesperadamente, querendo ser contratado e valorizado, e passe a ser um profissional que divulga seu valor, que expõe suas qualidades e é uma referência dentro do seu nicho de mercado, usando para isso o poder da internet e todos seus potenciais recursos.

De início você trabalhará para construir e sua marca pessoal, e assim que ela se consolidar, sua marca trabalhará para você. E acredite, irá te surpreender com os resultados.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e faça parte do grupo de profissionais que estão mudando o jeito de usar a internet e construindo grandes marcas pessoais.

Por favor, comente, diga-nos o que achou e o que acha importante no processo de construção de uma marca pessoal. Vamos conversar!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (2 votes cast)
Marketing Pessoal na Internet, 3.0 out of 5 based on 2 ratings
Rafael Dal'laqua (29 Posts)

Publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP e pós-graduando em Administração de Empresas pela FGV/SP. Profissional com interesses em personal branding e em tudo o que a internet oferece para construção e gerenciamento de marcas pessoais sólidas e de sucesso online. Movido pela busca por novos conhecimentos e um eterno nadador. É co-fundador do Marketing Pessoal Online.


0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×