Marketing Pessoal para conseguir o primeiro emprego

Primeiro emprego para jovens
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Saiba como usar o marketing pessoal online para conseguir o primeiro emprego

Como você bem deve saber, a internet nos surpreende diariamente com novos recursos e utilizações, já mudou tanto nosso modus operandi que perdemos a conta de quantas inovações ela já trouxe.

Você se imagina hoje, sem a possibilidade de pagar uma conta pela internet? Sem a oportunidade de comprar o que quiser pela rede? De comunicar-se a qualquer momento com sua família, amigos e pessoas em qualquer lugar do planeta?

Pois é, essas são apenas algumas das mudanças que a internet trouxe para nossas vidas. Mas aqui iremos falar de uma em particular, relacionada é claro, ao marketing pessoal e ao mercado de trabalho.

Como você pode conquistar o primeiro emprego construindo seu marketing pessoal online:

Vamos lá:

Quando falamos em primeiro emprego, que associações mentais fazem a esse profissional?

- jovem;

- sem experiência, mas com muita vontade de aprender;

- universitário ou recentemente formado;

É inevitável não pensarmos nesses pontos. E isso é um tanto quanto desmotivador para qualquer pessoa que esteja atrás do seu primeiro emprego.

Mas e se disséssemos que, com a internet, com seus recursos gratuitos e acessíveis a todos, você poderá se destacar e se diferenciar nos processos de seleção profissional?

Currículo Tradicional

Você provavelmente tem uma noção de como montar um currículo para o primeiro emprego: destacar seus objetivos, informar sua formação acadêmica, conhecimento em línguas estrangeiras, cursos extracurriculares, etc. No entanto, como vimos acima, a internet transformou muitos de nossos processos e ações. A maneira como procuramos e nos candidatamos a vagas de empregos foi uma delas.

Currículo hoje = Sua presença online

Que tal inovar e conquistar ótimas oportunidades?

Com uma presença online forte, você irá se destacar dentre todos os candidatos que buscam emprego pela primeira vez. Irá posicionar-se de maneira diferente perante o mercado e concorrência.

 

Promova-se online

Promova-se online de maneira correta

Mas como ter uma presença online forte?

Simples. Marketing Pessoal Online.

Existe uma série de possibilidades e estratégias que você pode utilizar de maneira criativa, diferente e surpreender o mercado e a si mesmo.

Para citar algumas:

- perfis profissionais em redes sociais, destacando o Linkedin.

- vídeos

- site pessoal

- blogs

Vamos nos aprofundar em duas delas: Site pessoal e Blog.

Site Pessoal

Para manter um site pessoal é importante encará-lo como seu currículo online, porém com mais recursos e muito mais dinâmico. Dividir por seções ou páginas: quem é você, sua formação profissional, habilidades e competências, seu contato e seu portfólio, caso tenha um. E uma parte importante de ter um site pessoal, é manter um blog.

 Blog

Aqui é onde irá escrever sobre diversos assuntos relacionados à área profissional em que deseja atuar, notícias sobre o mercado em questão, etc. Seu blog pode ser o caminho para conquistar visibilidade, diferenciação e posicionar-se de maneira positiva no mercado. Mas para isso é necessário um planejamento, dedicação e regularidade. Entenda que criar um blog é diferente de manter um blog. Mas garantimos que vale o trabalho e dedicação!

Recrutamento e Contratação

O recrutamento e contratação de profissionais também sofreram mudanças com a internet. Hoje as empresas buscam na rede seus próximos profissionais, serviços de terceiros e freelances.

E qual o principal canal entre empresas e profissionais? O Linkedin, a rede social profissional.

Se quiser saber mais sobre o Linkedin, já falamos aqui sobre 7 excelentes práticas no Linkedin para conquistar um novo emprego que com certeza serão úteis para você conquistar também seu primeiro emprego.

Portanto a construção de um marketing pessoal digital é fundamental para quem deseja se destacar no mercado, mesmo sem grandes experiências e em início de carreira. Seu posicionamento e seus diferenciais serão decisivos nesse momento. E a internet está a nossa total disposição para isso, basta entendermos e usarmos sua força a nosso favor. Sucesso!

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
Rafael Dal'laqua (29 Posts)

Publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP e pós-graduando em Administração de Empresas pela FGV/SP. Profissional com interesses em personal branding e em tudo o que a internet oferece para construção e gerenciamento de marcas pessoais sólidas e de sucesso online. Movido pela busca por novos conhecimentos e um eterno nadador. É co-fundador do Marketing Pessoal Online.


0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×