Marca Pessoal: 4 Dicas para Aumentar sua Visibilidade Online

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Toda Marca Pessoal relevante possui ampla visibilidade. Isso significa que nossas Marcas devem atingir as pessoas certas e num número razoável para que nossa mensagem possa realmente causar impacto. Na verdade não existe uma Marca Pessoal considerada forte se você atinge apenas 20 pessoas de seu círculo social. Seu impacto, nesse caso, será muito pequeno em relação ao potencial que uma Marca Pessoal forte juntamente com a internet pode oferecer.

A internet permitiu ampliar nossa mensagem aos 4 cantos desse mundo digital e é por isso que devemos saber como explorar esse universo de oportunidades. Aqui vão 4 dicas práticas e rápidas que você pode aplicar em seu dia a dia para obter melhores resultados e amplificar sua mensagem na internet, contribuindo com o aumento da visibilidade de sua Marca Pessoal Digital:

   1. Inscreva-se e Leia Feeds de Notícias para criar conteúdo

Para muita gente ter ideias sobre o que publicar parece realmente o maior desafio. Para que você consiga ter um turbilhão de ideias comece a se inscrever em Feeds de notícias de sites , blogs e portais que façam sentido para o seu negócio ou mercado em que atua.

O que é um feed ?

Trata-se de um formato de dados utilizado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente. Você pode “assinar” um Feed e ficar atualizado com as últimas postagens de vários sites ao mesmo tempo. Para mais informações, veja essa página da Wikipedia que fala sobre Feeds.

Para que você consiga acompanhar os feeds, você necessita de um software chamado de agregador, que nada mais é do que uma plataforma que permite você “ler” todos esses Feeds que você se cadastrou. Eu utilizo e recomendo o Feedly. Nele você pode Feedly
inserir diversas categorias de sites que acompanha. Por exemplo: No meu Feedly eu separo algumas categorias, como por exemplo: Marketing Digital, Marketing Pessoal, Empreendedorismo, etc. Dentro de cada categoria insiro vários sites que gosto de acompanhar (incluindo sites gringos).

Bom, acho que você já entendeu a ideia. Você pode acompanhar diariamente o que os melhores sites, blogs e portais de sua área estão falando sobre seu mercado ou seus interesses. E o fato de você ler e acompanhar essas notícias lhe dará muitos insights para criação de conteúdo relevante para o público que você almeja atingir. Eu garanto, essa estratégia funciona mesmo!

Então, depois de ler esse artigo, baixe agora o aplicativo do Feedly para seu celular /tablet ou faça o download do aplicativo no Google Chrome em seu desktop ou notebook e comece a acompanhar hoje mesmo as notícias de seu mercado. Você terá várias ideias para criar novo conteúdo e sua Marca Pessoal vai agradecer muito por isso após algum tempo.

 

    2. Crie posts que sua audiência veja valor

Depois de estar em dia com as notícias de seu mercado, você terá muito mais informação para compartilhar conteúdo de valor com sua audiência. Isso serve tanto para quem já possui um site ou blog próprio quanto para alguém que apenas faz postagens em redes sociais como o Facebook, Twitter e Linkedin.

Pense de maneira estratégica e insira posts que contribuam com seu mercado. Lembre-se sempre: Os posts e informações que você cria e compartilha serão o combustível para que sua Marca Pessoal se desenvolva na internet, portanto, capriche nesse ponto.

O seu conteúdo será o responsável por definir quem você é para o mercado, seja para recrutadores, para o pessoal da própria empresa em que trabalha, seu chefe, os concorrentes de sua empresa, empreendedores, etc. Portanto, seu valor como profissional, aos olhos da internet, dependerá muito do valor que você cria e compartilha com os outros.

 

   3. Mantenha seus perfis atualizados nas Redes Sociais

Apesar de essa dica parecer óbvia, nós novamente frisamos esse ponto, pois se fizéssemos uma pesquisa com todas as pessoas que acompanham o Marketing Pessoal Online tenho certeza que 100% responderiam que sabem da importância de manter os perfis nas redes sociais atualizados. No entanto, com certeza menos da metade delas teriam seus perfis atualizados nas redes sociais que participam. E se fôssemos mais a fundo, veríamos que nem 10% das pessoas que acompanham o blog produzem realmente algum conteúdo rotineiro para compartilhar com seu público.

E por que isso acontece?

A primeira hipótese é que as pessoas não criam conteúdo porque DÁ TRABALHO. E realmente dá. Por isso tão poucos profissionais se predispõe a fazê-lo comparado à massa de internautas que temos no país e que seriam produtores de conteúdo potenciais.

A segunda hipótese é que as pessoas muitas vezes desistem antes mesmo de tentar. Sabemos que a construção de uma Marca Pessoal não é realizada em uma semana ou um mês. Pode parecer estranho, mas a sensação que tenho às vezes é que muita gente acredita em milagres. Basta criar meia dúzia de posts num blog, inserir algumas coisinhas nas redes sociais que você começará a ser notado, reconhecido como uma autoridade e ganhar muito dinheiro com sua Marca Pessoal Digital. Tudo isso é verdade e eu conheço muita gente que conseguiu resultados admiráveis investindo em sua Marcas, no entanto, isso não é um processo de curtíssimo prazo. Não é um tiro de 100 metros, é uma maratona.

Portanto, encare dessa forma e mantenha seus perfis atualizados nas redes sociais. Crie conteúdo de valor e as pessoas notarão isso com o tempo. Seu mercado, as pessoas na sua empresa, a concorrência e as pessoas que você deseja impactar serão atingidas. Aos poucos você será convidado para eventos, irá estabelecer networking com pessoas de sua área e conseguirá até um retorno financeiro dependendo de sua atividade (isso pode ser mais rápido para alguns do que para outros).

 

  4. Produza artigos ou vídeos para Sites Externos que façam sentido para sua Marca

Por fim, uma importante estratégia de investimento em autoridade para sua Marca Pessoal é elencar alguns sites, blogs ou portais de sua área de atividade que você considera os “Tops” em seu mercado.

Alguns desses sites e portais até possuem área para que você entre em contato para enviar seus artigos. Se não for o caso, envie um e-mail de contato, se apresentando e passando um breve de seu histórico profissional dizendo que você possui grande interesse em publicar artigos ou qualquer outro tipo de conteúdo que seja possível (e você esteja familiarizado) naquele veículo.

Escreva as razões porque você acredita que pode contribuir e enriquecer o conteúdo daquele site e que gostaria de uma “oportunidade-teste” para enviar alguns materiais como “experiência”. Tenho certeza que você poderá conseguir boa entrada com essa estratégia, uma vez que muitos sites e portais buscam novos colaboradores frequentemente para contribuir com novos conteúdos.

Essa estratégia pode amplificar muito sua reputação na sua área de atuação, uma vez que pode atingir uma grande audiência qualificada de seu nicho, o que, poderá torná-lo reconhecido como uma autoridade dentro desse mercado com o passar do tempo. Muitas pessoas frequentam esses sites diariamente e não imaginam que podem começar a contribuir com eles como produtores. Isso faz total diferença para sua Marca Pessoal.

Eu tenho um exemplo próprio: Publiquei um artigo no site Administradores.com.br. Nesse artigo procurei um título que chamasse a atenção das pessoas (isso é importante) e criei um texto que acreditava que poderia trazer valor real ao público desse site. Como resultado, o artigo teve milhares de “curtir” no Facebook, centenas de compartilhamentos no Linkedin, dezenas de comentários e muitas pessoas me adicionando nas redes sociais. Isso gerou autoridade espontânea para minha Marca Pessoal. Entende o poder disso?

E você? Já pratica alguma dessas atividades acima? Se sim, comente abaixo!

Se ainda não, que tal iniciar agora mesmo e colocar essas 4 dicas na prática? Só depende de você!

 

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Daniel Dal'laqua dos Santos (21 Posts)

Publicitário, apaixonado por marketing digital, livros e futebol.Graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Possui 7 anos de experiência em Marketing Digital em agências e empresas nacionais e multinacionais.


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