klout: O que é e como usar

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“No atual mundo das mídias sociais, é vital rastrear sua influência, especialmente na construção de um nome ou uma marca. É aí que o Klout entra em jogo.” – Susan Gilbert

 Susan Gilbert é empreendedora, autora e palestrante de marketing com foco no marketing digital. Escreveu “KLOUT SCORE: Social Media Influence. How to Gain Exposure and Increase Your Klout”. Um e-book sobre o Klout, como usá-lo e porque o engajamento com seu público e audiência através das redes sociais é determinante para o sucesso de sua marca e de seus negócios.

No universo de marketing pessoal nas redes sociais, o Klout é mais uma ferramenta online disponível para lhe ajudar nesse processo. O Klout é um serviço que mede sua influência na rede e lhe atribui uma nota de 0 a 100.

Essa pontuação lhe é conferida levando em conta uma série de fatores ligados ao seu conteúdo compartilhado e influência dos seus contatos. Alguns exemplos de como sua influência é medida: o engajamento de suas publicações, quantas curtidas e comentários você recebe, quanto tempo um tweet seu leva para ser retuitado ou curtido, entre outros.

A pontuação média é de 20 pontos aproximadamente. E quando maior for sua pontuação, mais difícil será para melhorá-la. Atingir a pontuação máxima é praticamente impossível. Justin Bieber já atingiu os 100 pontos, mas atualmente está com 95. E considerado o homem mais poderoso do mundo, Barack Obama tem uma pontuação de 99.

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Uma pontuação ideal para não celebridades está a partir de 30 a 60 pontos. Se estiver acima dessa média, ótimo, você tem uma marca pessoal digital forte e é considerado um influenciador.

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Você pode adicionar todos os seus perfis sociais ao Klout para ter uma pontuação mais precisa, mas não necessariamente, mais alta.

Além da pontuação, a ferramenta mostra ainda quais os tópicos em que a pessoa é considerada influente. O Klout também mede a influência de empresas e marcas online.

O Klout está sempre atualizando seu algoritmo de análise afim de melhorá-lo, portanto sua pontuação também estará em constante mudanças.

Como usar o Klout

Acesse klout.com e use sua conta do Facebook ou Twitter para entrar e você já terá sua pontuação.

No menu à esquerda, clique em Settings para configurar seu perfil e adicionar suas outras redes sociais.

Klout para páginas do Facebook

Ainda em Settings, dentro de Network você tem a opção de vincular sua página do Facebook ao seu perfil no Klout. Note que ao adicionar sua página para análise, seu perfil pessoal do Facebook será automaticamente desativado do Klout.

Klout e recrutadores

Algumas empresas e recrutadores já consideram a pontuação no Klout de seus candidatos como fator de decisão nos processos seletivos e entrevistas.

Ora, se já é prática comum examinarem suas redes sociais, o Klout tende a facilitar esse processo. Nele você será avaliado de uma maneira geral em todas suas mídias sociais e o quão influente você pode ser sobre os demais. Algo que as empresas estão buscando hoje em dia nos profissionais. Por exemplo, para um cargo na área de vendas, alguém influente é mais indicado.

Como melhorar sua pontuação

A receita para melhorar sua pontuação e se tornar mais influente nas redes sociais é compartilhar conteúdo relevante e estar em contato com outras pessoas influentes. Além disso, a consistência tem papel fundamental, procure manter uma regularidade de atividades nas redes sociais.

Segue uma lista de maneiras de subir sua pontuação no Klout em cada uma das principais redes sociais:

- Facebook: Menções ao seu perfil através de tags (@), número de assinantes, curtidas e comentários recebidos, número de amigos, publicações em sua linha do tempo.

- Twitter: Retweets, menções, curtidas em seus tweets, número de tweets e de seguidores, além de respostas recebidas.

- Google+: Compartilhamento do seu conteúdo, curtidas (+1), comentários recebidos, número de contatos em seu círculo e quantos círculos você está.

- Linkedin: Suas recomendações, comentários e curtidas em seu conteúdo, título do seu cargo, a qualidade de suas conexões, debates iniciados e comentados nos grupos.

Atenção: mais importante do que os números gerais de comentários, curtidas, compartilhamentos, retweets e números de contatos, é a qualidade de cada uma dessas interações realizadas.

Influência online recompensada

Algumas empresas oferecem recompensas aos usuários que são considerados influenciadores em seu mercado ou em determinado assunto. Com uma pontuação elevada no Klout, essas pessoas são vistas como autoridades, capazes de influenciar os outros em suas decisões de compra e de comportamento, em favor das marcas e produtos.

Como funciona?

As empresas identificam dentre seus seguidores e fãs, os mais influentes, aqueles formadores de opinião e lhes oferecem alguns brindes (o serviço é conhecido como Klout Perks). Os presentes variam de acordo com a empresa. A Audi pode oferecer um test drive de algum novo modelo, uma agência de turismo distribui ingressos para shows e viagens e assim por diante.

As grandes marcas apostam na lei da reciprocidade. Ao dar algo valioso gratuitamente, elas esperam que os contemplados façam uma análise ou feedback online sobre seus produtos e serviços, passando adiante aos seus seguidores, recomendações positivas sobre as marcas. Os mais influentes das redes sociais se tornam propagadores das marcas e ajudam no engajamento com o público em geral.

Se você está achando que essa prática não funciona, veja algumas das empresas que estão na lista dos Klouts Perks: Procter & Gamble (P&G), Sony, America Airlines, Motorola, Microsoft, RedBull, Samsung e Chevrolet. A técnica pode ser considerada puramente mais uma jogada de marketing, mas funciona.

O Klout oferece ainda ideias de conteúdo para você compartilhar em suas redes sociais. Basta você pesquisar pelos termos desejados, que receberá diversos tópicos sobre o assunto para compartilhar ou para gerar ideias para seu conteúdo próprio.

Por fim

Para alguns o Klout pode ser considerado algo puramente ligado à popularidade, a necessidade de ser popular nas redes sociais, algo que está relacionado ao egocentrismo. Mas por favor, não encare assim.

Se estiver construindo uma marca pessoal, se quer fazer um marketing pessoal poderoso e de qualidade, você precisa de ferramentas para medir seu progresso, melhorar o que pode ser melhorado e continuar aplicando o que está funcionando. E o Klout é essa ferramenta!

Torne-se um influenciador, aumente sua visibilidade online e crie suas próprias oportunidades.

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Daniel Dal'laqua dos Santos (21 Posts)

Publicitário, apaixonado por marketing digital, livros e futebol.Graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Possui 7 anos de experiência em Marketing Digital em agências e empresas nacionais e multinacionais.


  • Paulinho Ribeiro

    Não funciona com o instagram?

    • Rafael Dal’laqua

      É para funcionar Paulinho. Procure por “Settings” e “Network” para conectar seus perfis sociais ao Klout.
      Abraços

  • Francisco Costa

    56 pontos no Klout e ainda nem comecei a postar conteúdo no blog que estou criando sobre publicidade. Gostei muito do material, sem dúvida já serve de ideia para criar algo em cima desse tópico.

    • Rafael Dal’laqua

      Valeu Francisco!
      O Klout serve como uma ótima ferramenta para mensuração e análise do nosso próprio conteúdo e também dos outros. Vale a pena utilizá-lo.

      • Raphael Nunes

        Olha vinculei minha page e nao sei aonde ver pontuação ta aparecendo isso

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