A diferença entre Marketing Pessoal e autopromoção na internet

marketing pessoal e autopromoção
1 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 1 Google+ 0 Pin It Share 0 1 Flares ×

Que associações você faz quando ouve ou lê o termo marketing pessoal? Como profissional, percebo e converso com muitas pessoas que não dão o devido valor à construção de uma marca pessoal e profissional por associarem algo negativo ao termo marketing pessoal. Acreditam estar relacionados à manipulação interpessoal e que apenas faz uso de elementos persuasivos e não éticos.

Existem sim, muitos profissionais adeptos dessa prática, mas não é o marketing pessoal. Essa é a chamada autopromoção.

Autopromoção

Profissionais que apenas se promovem online, ou pelo menos tentam. São aqueles que só sabem falar de si mesmos, suas conquistas e habilidades profissionais. São repetitivos, incisivos e chatos. Você com certeza conhece alguém com esse perfil.

Essa maneira de divulgar e promover não funciona mais, principalmente na internet. Sua marca pessoal online está a um clique de ser ignorada. E uma vez ignorada, acarretará cada vez mais, associações negativas a ela. O boca-a-boca, que poderia propagar sua mensagem e lhe tornar um profissional reconhecido e admirado, lhe causará muitos prejuízos, dissipando suas abordagens e práticas equivocadas online.

As características que definem a autopromoção são percebidas na explícita necessidade de que algo, seja um produto, um serviço ou um profissional precisa ser adquirido/contratado a qualquer custo. Não existe preocupação com o público, com as empresas contratantes, com as reais necessidades do consumidor. Profissionais que são adeptos dessa prática perdem credibilidade e tem sua marca percebida como uma marca negativa e desgastada no mercado.

A autopromoção faz parte do marketing pessoal, é parte de uma estratégia muito maior. Sozinha, não agrega em nada, só piora. Mas se combinada a uma estratégia de marketing pessoal, e realizada de forma correta, nos momentos e meios corretos e oportunos, pode fazer muito por você e por sua marca pessoal.

Marketing pessoal 

Primeiramente o marketing pessoal é um processo, um conjunto de ações e práticas orquestradas e previamente planejadas. Não se pode dizer que uma única publicação nas redes sociais é marketing pessoal. Ela deve estar inserida num contexto maior e mais amplo de divulgação.

Regras do marketing pessoal online:

 – Dê antes de receber:

Acredite na reciprocidade. Crie e distribua conteúdos atraentes e que façam a diferença para seu público, sem pedir nada em troca, sem divulgar seus produtos ou serviços em toda publicação que fizer. Em pouco tempo você conquistará uma audiência engajada com o que você tem a compartilhar e que comprará suas ideias e serviços.

 – Crie relacionamentos:

Apesar da liberdade de criar e compartilhar conteúdo sem sair de casa, você estará sempre lidando com pessoas. É fundamental relacionar-se e fazer contatos profissionais na internet. Um networking construído através do marketing pessoal, é uma de suas maiores recompensas.

– Seja solícito:

Coloque-se a disposição para comentar, responder e interagir com seu público online. Seja por comentários, vídeos ou novas publicações. Valor é gerado através de conversa.

– Entregue valor:

Todo conteúdo criado e compartilhado na web por você está comunicando algo aos outros sobre sua marca. Pergunte a si mesmo antes de compartilhar, se seu conteúdo irá ajudar, inspirar ou ensinar algo as pessoas.

Resumo:

A diferença entre marketing pessoal e autopromoção está no valor percebido. Quanto valor você pode criar online em torno do seu nome e de sua marca pessoal para que seja percebido como um profissional relevante e desejado no mercado? Essa é a pergunta de um milhão de dólares.

Perceber essa diferença e aplicar corretamente um plano de marketing pessoal, que contenha a autopromoção inserida de forma leve e graciosa fará toda a diferença para sua marca e carreira profissional.

 

Artigo publicado originalmente em:

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-diferenca-entre-marketing-pessoal-e-autopromocao-na-internet/74073/

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (2 votes cast)
A diferença entre Marketing Pessoal e autopromoção na internet, 3.0 out of 5 based on 2 ratings
Rafael Dal'laqua (29 Posts)

Publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP e pós-graduando em Administração de Empresas pela FGV/SP. Profissional com interesses em personal branding e em tudo o que a internet oferece para construção e gerenciamento de marcas pessoais sólidas e de sucesso online. Movido pela busca por novos conhecimentos e um eterno nadador. É co-fundador do Marketing Pessoal Online.


1 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 1 Google+ 0 Pin It Share 0 1 Flares ×