A diferença entre consumidor e produtor. E por que isso muda tudo.

produtor-conteudo-internet-marketing-pessoal-online
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Você é um consumidor ou produtor? Se você ainda não parou pra pensar nisso, é melhor parar tudo o que está fazendo e refletir sobre o assunto. Ao me referir a esses dois termos, quero dizer que eles são atrelados à produção ou consumo de CONTEÚDO. Por muitos e muitos anos, as gerações anteriores à geração Y (pessoas que nasceram entre 1980 a início dos anos 90) não dispunham de muitos meios para se tornarem produtores de conteúdo. A verdade é que a maioria das pessoas eram apenas bons consumidores de conteúdo. A geração dos meus pais, por exemplo, era uma grande consumidora do conteúdo da TV.

Naquela época se você quisesse escrever um livro, teria que passar pelo duro processo de ser avaliado por meia dúzia de editoras. Se quisesse gravar uma música ou um disco com sua banda, as gravadoras seriam provavelmente seu temido algoz. Se quisesse gravar algumas aulas em vídeo, provavelmente teria que contratar profissionais para gravar, editar e confeccionar as fitas. O que eu quero dizer é que em 30 ou 40 anos atrás era muito mais complicado para qualquer pessoa ser uma produtora de conteúdo e espalhar sua “arte” pelo mundo. É claro que existiam muitos produtores nessa época, mas o fato é que o processo era muito mais complicado.

Muito bem. Vamos sair agora do passado e dar uma olhadinha à nossa volta. Com a internet e nosso mundo digital, todos nós temos a possibilidade de nos tornarmos produtores de conteúdo sem muito esforço. A tecnologia e a rede estão à nossa inteira disposição para espalharmos nossas ideias ao mundo! Quão maravilhoso é isso, não? Que mundo de oportunidades fantásticas estamos vivendo!

E o que isso tem a ver com Marketing Pessoal? Absolutamente tudo!

Com as possibilidades que você tem hoje de ser um produtor de conteúdo é altamente recomendável que o seja. Se você se preocupa com o seu futuro, se tem vontade de crescer, de melhorar de vida por meio de seu trabalho, deveria prestar atenção nisso. Se você quiser ser um mero consumidor de conteúdo, nada contra, é uma escolha que você faz. No entanto, com as facilidades do mundo digital, me parece que não faz muito sentido ser apenas um consumidor. Você pode criar algo que vale a pena ser compartilhado e que pode ajudar outras pessoas e até ganhar dinheiro com isso se quiser!

Vivemos uma nova realidade, quase uma nova economia na internet e muitas pessoas não se deram conta disso e parecem que continuam vivendo lá atrás nas décadas de 60 e 70. Você que acompanha o Marketing Pessoal Online sabe que nossa missão é ajudar pessoas por meio do marketing digital, fazendo com que elas melhorem de vida por meio das oportunidades que a internet oferece. Dessa forma, nada mais claro do que orientar você a se tornar um produtor de conteúdo.

Se você acha que se sai melhor escrevendo, escreva. Se você odeia escrever, mas acha que se sairia melhor falando, grave um áudio ou um vídeo. Comece pequeno, pense grande. Tenho certeza que você tem algo interessante para compartilhar que muitas pessoas gostariam de consumir. Pense na sua vida, no seu trabalho, na sua família e produza algo interessante. A internet está aí para todos nós. Você pode utilizá-la sendo apenas um consumidor, o que não é mal. Existem muitas coisas excelentes na internet, se você souber como utilizar seu tempo nela (sim, estou falando das várias horas que você passa em redes sociais, sem propósito algum e nem percebe). No entanto, acredito que vale muito mais a pena você se esforçar para ser um PRODUTOR DE CONTEÚDO e fortalecer sua Marca Pessoal com isso.

Se você nunca pensou nisso, que tal começar hoje? Como tudo na vida, o começo é o mais complicado, mas posso garantir: se você começar a criar conteúdo interessante e espalhar sua mensagem na internet, verá que isso vicia e gera benefícios para você e para todos os que consomem seu conteúdo. E aí, vamos produzir?

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
A diferença entre consumidor e produtor. E por que isso muda tudo., 5.0 out of 5 based on 1 rating
Daniel Dal'laqua dos Santos (21 Posts)

Publicitário, apaixonado por marketing digital, livros e futebol.Graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Possui 7 anos de experiência em Marketing Digital em agências e empresas nacionais e multinacionais.


0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×