Como criar um site pessoal matador: 8 elementos essenciais

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Um site pessoal é parte importante para quem quer construir uma reputação profissional online e atingir um público qualificado de clientes, recrutadores, parceiros e até empresas interessadas em seu trabalho e o que tem a oferecer. Não entraremos aqui nas razões pelas quais você deve ter um site pessoal e sim como ele deve ser estruturado.

Você provavelmente já visitou algumas dezenas de sites pessoais de profissionais pela web. Se reparar bem nos melhores, eles seguem um padrão, ou pelo menos deveriam. Suas seções são bem dividas e claras. Listamos os 8 elementos essenciais para qualquer site pessoal profissional:

1) Domínio = seu nome

Elemento básico, o domínio, a URL. O ideal é inserir seu nome. Aconselhamos completar com o nome ou com um complemento ao seu nome. Vejamos o exemplo fictício do Anderson Amaral, personal trainer: www.andersonamaral.com.br

www.personalanderson.com.br

www.andersonamaralfitness.com.br

Assim seu nome se tornará conhecido e associado aos termos-chave de sua área. No caso do nosso exemplo, “personal” e “fitness”.

2) Sobre

O próprio nome já diz, deve ser uma página sobre você. Escreva em primeira pessoa, como começou a trabalhar na área, experiências profissionais, seus interesses e o que já realizou profissionalmente. Complemente com uma foto profissional e escreva também sobre sua personalidade. Dessa maneira os visitantes do seu site lhe conhecerão melhor. E não se esqueça de colocar sua localidade. Facilita, filtra e qualifica os resultados de busca. As pessoas buscam por soluções mais próximas a elas. Por exemplo: “Personal trainer em Belo Horizonte”

3) Serviços e produtos

O que você tem a oferecer profissionalmente? No que está disposto a trabalhar e se dedicar? Se você é um empreendedor, esclareça seu produto ou serviço. Transparência é fundamental aqui. Deixar as pessoas confortáveis com o que elas podem comprar de você.

4) Blog

Seu canal de comunicação com sua audiência. As pessoas gostam de conectar-se entre elas, portanto mantenha seu blog sempre atualizado e intercale publicações pessoais sobre assuntos diversos e tópicos profissionais, para gerar valor à sua marca pessoal profissional.

5) Depoimentos

Assim que gerar contatos e novos negócios, peça a seus clientes, colaboradores e visitantes que lhe escreva um depoimento sobre seu trabalho, serviços ou produtos. Isso gera autoridade, você será reconhecido como um profissional competente e de valor. Quanto mais depoimentos, maior sua credibilidade. Considere adicionar foto, profissão e até o site dos depoentes, caso tenham e autorizem. Fortalecerá seu networking com essas pessoas e com seus futuros visitantes.

6) Contato

De que adianta um site pessoal e não ter um formulário para seus visitantes entrarem em contato com você? Não faz sentido! Disponibilize suas informações básicas como e-mail e telefone.

7) Contatos redes sociais

Adicione seus perfis nas redes sociais em sua homepage. Elas serão um importante canal de re-tráfego para seu site. Aquela pessoa que já visitou seu site e conectou-se com você por qualquer rede social, quando publicar um novo conteúdo em seu blog e compartilhar em seus perfis sociais, ela voltará. Importante para engajar e fidelizar sua audiência. Caso tenha uma Fanpage, coloque o “Like Box” do Facebook. Estudos mostram o número de curtidas tendem a aumentar, pois as pessoas não precisam sair do seu site para curtir.

8) Presente digital (empreendedores digitais) – construção de lista

Caso seja um empreendedor que ofereça serviços e produtos na web, você precisa ter uma recompensa digital para seu público. É parte da estratégia de construção de lista. No caso do Marketing Pessoal Online, nosso presente digital é o E-book Gratuito “O Poder do Marketing Pessoal – versão Linkedin”, onde ensinamos desde como utilizar o linkedin em benefício de sua marca, como completar corretamente seu perfil, como engajar-se através de conteúdo até como procurar empregos.

Esses são os 8 elementos essenciais para qualquer site pessoal de qualidade. O que achou? Tem mais alguma sugestão? Comente e compartilhe suas ideias.

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Rafael Dal'laqua (29 Posts)

Publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP e pós-graduando em Administração de Empresas pela FGV/SP. Profissional com interesses em personal branding e em tudo o que a internet oferece para construção e gerenciamento de marcas pessoais sólidas e de sucesso online. Movido pela busca por novos conhecimentos e um eterno nadador. É co-fundador do Marketing Pessoal Online.


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