Como usar o Facebook para conquistar um novo emprego

emprego.facebook
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Que tal otimizar o tempo que você passa no Facebook? E ao invés de passar horas admirando e invejando a vida alheia, você não o utiliza em benefício próprio? Ou melhor, em benefício de sua carreira e de seu futuro! Sim, você pode e deve usar o Facebook para conseguir seu novo e desejado emprego.

Como sabemos, o Facebook é a maior rede social online do mundo, portanto se você realmente deseja mudar de emprego ou conseguir um, caso esteja desempregado, atenção!

Com o cenário atual de recrutamento online, é indispensável uma presença online positiva e forte. E o Facebook faz parte do processo. Quantas empresas e marcas você segue no Facebook? Aposto que não dirá nenhuma.

Como usar o Facebook para conquistar um novo empregoDa mesma maneira que você segue as empresas online, as companhias estão no Facebook procurando talentos e oferecendo oportunidades. É comum empresas anunciarem suas vagas disponíveis em suas páginas ou através de seus diretores e funcionários, portanto esteja sempre conectado com as marcas e empresas em que deseja atuar.

Como ser encontrado no Facebook

Como alguém que esteja construindo sua marca pessoal online, você deseja ser visto e lembrado. Para isso, no Facebook, complete a seção “sobre” de seu perfil. Essa parte de seu perfil no Facebook deve se parecer com seu perfil do Linkedin. É lá que você listará suas experiências profissionais e sua formação. Dessa maneira recrutadores e empresas poderão saber mais sobre você e o que você faz profissionalmente.

E mais, o Facebook se encarregará de lhe apresentar novas sugestões de contatos baseados nessas informações. Quem sabe antigos colegas de trabalho e faculdade não lhe trazem novas oportunidades de trabalho?

O que não publicar e como se diferenciar

Evite publicações depreciativas sobre seu trabalho, sua empresa ou seu chefe. Nada pior do que associações negativas a você e sua marca. Evite também entrar em polêmicas e posts de assuntos contraditórios como religião, política,etc. Se achar que deve comentar, preze pelo equilíbrio.

Recomendamos pelo menos uma publicação por semana, sobre sua área de atuação. Pode ser uma matéria ou um artigo relacionado a sua profissão. Insira sua opinião, faça uma análise ou uma crítica. Isso lhe trará autoridade profissional.

Procure por indicações e referências

Um de seus maiores aliados em seu marketing pessoal é o networking construído nas redes, ou seja, suas conexões. No Facebook, você pode pedir por indicações ou contatos de dentro das empresas que deseja trabalhar. A probabilidade de ser respondido positivamente é alta. Muitos contatos profissionais começam dessa maneira.

Não exponha demais

A exposição indesejada acaba sendo uma das principais barreiras para muitos profissionais quando falamos em marketing pessoal nas redes sociais, principalmente no Facebook.

Portanto busque o equilíbrio em suas publicações e evite compartilhar algo que você não gostaria que seu chefe visse.

E também mantenha em sigilo as informações da empresa para qual você esteja sendo recrutado (a). Por exemplo, se for informado sobre sua proposta salarial, não compartilhe com seus contatos online, você pode ser automaticamente desclassificado do processo de seleção e desperdiçar grandes oportunidades. Parece absurdo, mas acontece.

Vale dizer que o Facebook não é o Linkedin e ainda é o lugar onde a grande maioria dos internautas passa o tempo conversando, descontraindo e que, você não deve ficar preocupado em o tempo todo estar publicando apenas conteúdos profissionais. Mas ainda assim, empresas e recrutadores incluem o Facebook como material de estudo e análise nos processos seletivos, logo, fique atento! Mantenha o equilíbrio sempre.

Essas são algumas das melhores práticas para você aplicar no Facebook para conquistar um novo emprego através da maior rede social do mundo. E para você, quais outras estratégias podemos aplicar no Facebook para obter o desejado sucesso profissional?

Deixe seu comentário.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (2 votes cast)
Como usar o Facebook para conquistar um novo emprego, 3.0 out of 5 based on 2 ratings
Rafael Dal'laqua (29 Posts)

Publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP e pós-graduando em Administração de Empresas pela FGV/SP. Profissional com interesses em personal branding e em tudo o que a internet oferece para construção e gerenciamento de marcas pessoais sólidas e de sucesso online. Movido pela busca por novos conhecimentos e um eterno nadador. É co-fundador do Marketing Pessoal Online.


0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×