7 Erros comuns no Marketing Pessoal Online

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 Você já cometeu algum dos 7 erros comuns no Marketing Pessoal Online?

1-) As pessoas não se enxergam como marcas

A maioria das pessoas não se vê como uma marca. O problema é que esse pensamento gera a falta de ações concretas em torno de sua marca pessoal já comunicam algo sobre você. No marketing pessoal digital você deve tomar as rédeas e utilizar estratégias para que sua marca seja permeada de valores positivos, independentemente de qual sua ocupação ou área de atuação.

2-) A minoria que sabe que é uma marca pessoal, não sabe como administrá-la

Existe uma minoria das pessoas que entende a importância do marketing pessoal e sabe que são marcas que estão cada vez mais expostas na web. Apesar de entenderem o conceito de marca pessoal, possuem dificuldade de realizar uma boa gestão dessa marca. Em parte pois não entende muito da web e do que ela pode proporcionar ou ainda por pura falta de interesse em investir tempo e esforço nesse processo (sim, dá bastante trabalho ter uma marca pessoal forte).

3-) Falta de diferenciais – A atenção é cada vez mais seletiva

É “chover no molhado” dizer que na internet a avalanche de informação disponível nos torna cada vez mais seletivo. Nossa atenção se dispersa muito facilmente e a nossa mensagem terá que competir com uma infinidade de outros assuntos na web. Dessa forma, devemos procurar por diferenciais que possam chamar a atenção das pessoas para o que buscamos comunicar. Falar mais do mesmo, não ter criatividade e não inovar na forma de apresentar seu conteúdo pode ser fatal e pode fazer com que sua marca seja mais uma sem nenhuma expressão na web.

4-) Utilizar as redes sociais de forma errada

O marketing pessoal online possui uma grande aliada: as mídias sociais. Na verdade não existe certo e errado quando o assunto é a utilização das redes sociais. No entanto, como estamos falando de marca pessoal, faz sentido que tenhamos cuidado ao mostrar nossa imagem ao mundo. É uma boa prática ter uma estratégia para as redes sociais que estiver utilizando. “Poxa, mas isso é um saco”, você pode estar pensando. Caso não possua uma estratégia em relação à sua mensagem nas mídias sociais, poderá correr o risco de ter atributos negativos associados à sua marca pessoal.

5-) Não ter um posicionamento

O conceito de posicionamento de uma marca pessoal é muito importante. Quem você é? O que você faz? Pra quem você faz? Qual seu estilo de comunicação? Todas as respostas à essas perguntas comunicam algo sobre você e ajudam a definir um posicionamento. Por exemplo: Imagine que você é um jornalista. Você escreve ou fala sobre o que? Para qual público? Tem algum diferencial? Seu posicionamento poderia ser: Jornalista político: Ácido e provocador. Isso diz muito sobre você e sobre o seu trabalho. Não ter um posicionamento claro é ser mais uma marca sem expressão, sem opinião e sem relevância. Qual o seu posicionamento?

6-) Não ter um conteúdo relevante

Você deve ter sempre em mente que seu conteúdo deve ser útil e ajudar as outras pessoas. No marketing pessoal online não importa se você estiver falando de games online ou de liderança empresarial, o fato é que seu conteúdo deve fazer a diferença para seu público. Óbvio, não? Nem tanto. Vemos muita gente que não entrega nada de novo (ou pior: faz o famoso “copia e cola” de outras fontes, sem ter nada original). Na internet você deve sempre entregar VALOR. Pense sempre em como ter um conteúdo que gere um alto valor para as pessoas. Só assim você conseguirá sua audiência e poderá gerar dinheiro com isso.

7-) Não saber qual é o seu público e seus interesses

Você cria conteúdo para quem? Todos nós comunicamos algo a alguém. No caso de nossas marcas pessoais, nosso público dependerá dos assuntos que iremos abordar. Você fala sobre esportes? Ótimo. Para quem? Um bom filtro seria: Falo sobre natação tanto para atletas quanto para os apaixonados pelo esporte. A partir daí você tem um foco a seguir e toda a sua comunicação online será voltada à esse público. Você deve pesquisar e entender bem quais são seus hábitos e gostos. Trata-se de um nicho que você poderá explorar a fundo.

Se identificou com algum desses erros?  Não se sinta mal por isso, é perfeitamente normal e muito recorrente. Vemos exemplos de mal uso do marketing pessoal digital diariamente.

Agora que você já sabe o que não fazer, veja os 2 pilares para o sucesso no marketing pessoal online e trilhe seu caminho de sucesso!

Por favor, deixe sua opinião.

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Rafael Dal'laqua (29 Posts)

Publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP e pós-graduando em Administração de Empresas pela FGV/SP. Profissional com interesses em personal branding e em tudo o que a internet oferece para construção e gerenciamento de marcas pessoais sólidas e de sucesso online. Movido pela busca por novos conhecimentos e um eterno nadador. É co-fundador do Marketing Pessoal Online.


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