6 Dicas para “enterrar” sua sujeira digital

sujeira digital
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

O que você entende por sujeira digital? Sujeira digital pode ser tudo de negativo que você carrega associada à sua imagem, à sua marca pessoal online quando seu nome for pesquisado na internet. Sua bagagem que você gostaria de se ver livre. Fotos embaraçosas, notícias negativas associadas ao seu nome, publicações ou comentários ofensivos e negativos nas redes sociais e talvez até antecedentes criminais.  Isso tende a se tornar um grande problema para sua reputação na hora de uma entrevista de emprego ou até para conseguir essa entrevista.

E por que “enterrar” essa sujeira digital? Bem, dificilmente você conseguirá apagar em definitivo tudo de negativo que estiver associado a sua imagem online, todos nós deixamos rastros definitivos na internet e não temos controle do que já aconteceu, mas podemos trabalhar para o que vai acontecer. Em se tratando de marketing pessoal digital, podemos afastar os resultados negativos das primeiras posições das páginas de buscas, substituindo-os por novos resultados e de preferência, positivos.

Para melhorar seu marketing pessoal online, existem algumas estratégias que você pode aplicar para “enterrar” esse passado negativo e construir uma marca pessoal de sucesso.

Você pode não ter uma sujeira digital própria associada ao seu nome, a sua marca, mas pode acontecer de você possuir um nome muito comum e quando pesquisado esse nome, pode trazer resultados negativos de outras pessoas. Recrutadores e empresários que estejam pesquisando sobre você, podem não ter tempo ou cuidado de perceber isso e confundir você com outra pessoa e acabar associando e julgando sua identidade digital a partir de resultados de seus xarás.

Para garantir que isso não aconteça, é necessário fortalecer seu marketing pessoal online.

 Listamos 6 dicas simples, mas valiosas para você enterrar sua sujeira digital e ao mesmo tempo começar a trabalhar seu marketing pessoal na internet:

1 - Crie um site pessoal ou blog, com seu nome completo como endereço do site. Use esse espaço para expor sua biografia, currículo profissional, experiências e conteúdo relacionado à sua área profissional. Quanto mais ativo e visitado seu site for, melhor será sua posição nos mecanismos de buscas.

2 - Inscreva-se em fóruns de discussão e diretórios online, sempre com seu nome completo. E aproveite para direcionar visitas ao seu site e blog, melhorando o posicionamento do mesmo, mas para que isso aconteça e gere bons frutos, os fóruns e diretórios devem ser relacionados a sua profissão e área de atuação.

3 - Invista para que seus contatos e visitantes interajam em seu blog ou site. Quanto mais visitas engajadas você tiver, mais os mecanismos de buscas apreciarão e qualificarão seu domínio.

4 - Comente sempre em artigos e publicações de outros sites e blogs maiores, de maior visibilidade, sempre buscando agregar valor e expor suas ideias e conhecimento de forma inteligente.

5 - Conecte seus perfis nas redes sociais ao seu blog/site. E vice-versa, compartilhe seu conteúdo online nas redes sociais, atraindo mais tráfego e maior envolvimento dos visitantes.

6 - Caso não esteja nas principais redes sociais, tirando o Facebook, como Linkedin, Twitter, Google+, Youtube, Pinterest, inscreva-se em todas. Seu nome se espalhará pelas mídias sociais e esses resultados aparecerão rapidamente no topo das páginas de pesquisas.

Essas são algumas das opções que você pode utilizar para limpar sua imagem e enterrar os resultados negativos relacionados à sua marca pessoal e ainda posicionar os principais resultados das buscas pelo seu nome, com resultados de qualidade.

Os resultados negativos continuarão lá, “enterrados”. Você irá afastá-los dos principais resultados e das primeiras páginas. E não se preocupe, da mesma maneira que recrutadores e empresários que buscam e pesquisam profissionais online, não têm tempo hábil ou cuidado em certificar-se de que os resultados pesquisados são realmente daquela pessoa desejada, eles não irão se estender em suas consultas online, pesquisando predominantemente os resultados iniciais.

Agora gostaríamos de saber de você, que outras ideias podem ajudar nesse processo de enterrar seus resultados negativos e evidenciar sua melhor marca pessoal digital? Comente!

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
6 Dicas para “enterrar” sua sujeira digital, 5.0 out of 5 based on 1 rating
Rafael Dal'laqua (29 Posts)

Publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP e pós-graduando em Administração de Empresas pela FGV/SP. Profissional com interesses em personal branding e em tudo o que a internet oferece para construção e gerenciamento de marcas pessoais sólidas e de sucesso online. Movido pela busca por novos conhecimentos e um eterno nadador. É co-fundador do Marketing Pessoal Online.


0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×