4 motivos para você utilizar o Twitter em seu marketing pessoal

Marketing Pessoal no Twitter
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Aprenda como aplicar seu marketing pessoal no Twitter em 4 passos:

Não sei você, mas nós do Marketing Pessoal Online, não dávamos a devida atenção ao Twitter antigamente. Quando ele se tornou popular no Brasil, em meados de 2009, o Twitter acabou virando um diário pessoal momentâneo. Publicações como “Indo pra academia”, “vendo TV”, entre outras tomaram conta da rede. Nada empolgante, concorda?

Tudo bem, ótimo. As pessoas tem a liberdade para publicarem o que bem entendem. Mas com o passar do tempo, empresas e profissionais perceberam o potencial do Twitter, para fortalecer e propagar suas marcas e ainda firmarem relações de confiança com clientes e parceiros.

Até que chegamos aos dias de hoje, onde o Twitter equilibrou seu público e conteúdo, e onde 54% dos recrutadores estão planejando avaliar seu perfil (Jobvite).

Temos ainda muita coisa que não se aproveita, mas também se tornou um ambiente corporativo, em que grandes profissionais, empresas e portais de comunicação marcam presença, estreitando suas relações com o público em geral. E isso é muito bom para quem deseja aplicar o marketing pessoal no Twitter, através dos 140 caracteres para propagar sua mensagem e promover-se profissionalmente.

Abaixo listamos 4 motivos para você utilizar o Twitter em seu Marketing Pessoal e Profissional

Fácil aproximação

Hoje o que manda em termos de marketing pessoal na internet, é o marketing de relacionamento.

E como criar um relacionamento sem aproximar-se do seu público-alvo?

No Twitter você pode conectar-se com praticamente com qualquer pessoa ou empresa. Seja por tweets com menções, respostas direcionadas, retweets e mensagens diretas.

Pode citar profissionais e empresas que admira em um post em seu blog ou publicação e chamar a atenção desses profissionais para seu blog ou perfil na rede, através de menções ou mensagens diretas.

 Conteúdo de qualidade

O Twitter é um poço de novo conteúdo a todo instante e em larga escala. São empresas, profissionais, portais e líderes em diversos segmentos compartilhando matérias, publicações, notícias através dos tweets.

A vantagem que o Twitter oferece é que todo esse conteúdo é administrável. Você escolhe o que e quem deseja seguir e assim só receber em seu feed, aqueles tweets que realmente lhe interessam e descartar o que não lhe for útil. Mesmo entre os perfis que você segue, pode acabar por selecionar estritamente o que você deseja abrir e visualizar.

Caso não possa consumir determinado conteúdo no momento em que está lendo os tweets, pode marcá-lo como “favorito” e voltar mais tarde para vê-lo.

 

Foque no que os outros têm a falar

A primeira e principal função do Twitter é compartilhar o que está acontecendo com você em determinado momento. O famoso “What’s happening?”, que continua até hoje. No entanto como já vimos, O Twitter é hoje também um ambiente corporativo e de negócios.

Marketing Pessoal no Twitter

O que está acontecendo?

 

Quando falamos em marketing pessoal no Twitter, o normal é imaginar quais estratégias irão alavancar seu posicionamento e sua carreira como um todo. Mas com a quantidade de informação e pessoas no Twitter, devemos focar também no comportamento dos outros, tomando os exemplos positivos como modelo para nossos perfis e comportamento online, e tendo como lições os erros de terceiros.

Você deve seguir as pessoas, marcas ou empresas que preferir e notar como é a presença online de cada um deles:

- Como o líder do seu segmento se comporta no Twitter?

- O que você pode aprender visitando seu perfil?

- Como ele explora as hashtags?

- Como é a linguagem adotada pela maioria dos profissionais em sua área?

- Como determinada marca ou empresa reage ao buzz negativo gerado na rede por seus consumidores ou clientes insatisfeitos?

Tudo é aprendizado para fortalecermos e melhorarmos nosso marketing pessoal no Twitter!

 

Alcance

Você pode trabalhar com grande alcance no Twitter, tanto para compartilhar seu conteúdo quanto para procurar conteúdo e perfis.

Você pode gerar notoriedade e diferenciação quando publica um novo tweet, fazendo uso das hashtags e palavras-chave incorporadas no seu texto. A oportunidade de se fazer visto por demais profissionais e empresas, é construída aqui. Saiba como organizar seu tweet de maneira que ele contenha palavras-chave importantes e utilize suas hashtags com inteligência e moderação.

Marketing Pessoal no TwitterFique sempre atento aos “Trending Topics”. Recomendamos que você configure em seu perfil para sempre exibir os termos mais tweetados no Brasil, pois assim, pode ser que termos relacionados ao seu conteúdo e à sua profissão estejam em evidência entre os assuntos mais comentados na rede e assim você pode aproveitar-se do momento e publicar seu conteúdo para gerar visualizações em seu blog ou site e ganhar seguidores e notoriedade.

E também para buscar dentro do Twitter o conteúdo que lhe interessa. Através das hashtags e palavras-chave desejadas você pesquisa sobre os assuntos e tópicos que serão úteis para você retweetar ou perfis para seguir.

 

 Lembrete

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Rafael Dal'laqua (29 Posts)

Publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP e pós-graduando em Administração de Empresas pela FGV/SP. Profissional com interesses em personal branding e em tudo o que a internet oferece para construção e gerenciamento de marcas pessoais sólidas e de sucesso online. Movido pela busca por novos conhecimentos e um eterno nadador. É co-fundador do Marketing Pessoal Online.


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