10 maneiras de utilizar o Instagram para fortalecer sua Marca Pessoal

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Com 150 milhões de usuários ativos mensalmente e com mais de 55 milhões de fotos e vídeos postados diariamente, o Instagram é uma excelente rede social para ganhar visibilidade para sua marca e atrair novos seguidores e até clientes. Deixe-me lhe perguntar algo: Você conhece ou segue alguém no Instagram que o utiliza em benefício da sua própria marca pessoal, atraindo mais fãs, seguidores e clientes? Pense bem. O público feminino é maioria na rede, cerca de 60% dos usuários são mulheres.  Portanto seus maiores exemplos também: Blogueiras, empresárias, atletas, artistas e profissionais das mais diversas áreas, compartilham fotos e vídeos diariamente sobre sua rotina de trabalho, treinos, lazer, etc. E que se tornaram referências por isso. Se você está no Instagram com certeza tem conhecimento disso. Quantas dessas pessoas já não criaram novas oportunidades profissionais em função da visibilidade que alcançaram na rede? Convites para novos trabalhos, novos clientes, aumentaram suas vendas, fecharam novos patrocínios e muitas outras opções.  Engana-se se está achando que isso acontece apenas com que é famoso. Se conquistaram certa fama, foi porque em determinado momento no passado, esses profissionais se deram conta das oportunidades que podem surgir de uma presença forte no Instagram e começaram a trabalhar seu marketing pessoal por lá.

Lembre-se: Sua marca está em todo lugar! Quanto antes ter a consciência disso, melhor.

Queremos que você também utilize todo potencial do Instagram em benefício da sua marca pessoal e profissional. Por isso, listamos 10 práticas simples que você pode começar a utilizar hoje mesmo para gerar visibilidade para sua marca pessoal e assim atrair novas oportunidades:marca-pessoal-instagram

1- Complete seu perfil

Escolha adequadamente seu nome de usuário. Pode ser seu nome e sobrenome, como a maioria. Ou você pode ir além, e criar um useraname criativo e que relacione sua marca ao posicionamento que deseja criar para a mesma. Por exemplo, se for uma fisioterapeuta e se chama Ana, no Instagram você pode ser a @Ana_Fisioterapeuta ou @AnaFisio e por aí vai. Seja criativo e lembre-se do posicionamento da sua marca na mente do seu público. Como quer ser reconhecido (a) e lembrado (a). Capriche na Biografia do seu perfil. Resuma quem você é, o que você faz e o que seus seguidores ganharão por segui-lo (a).  Pode também deixar suas informações de contato, como e-mail e outros perfis sociais. E se tiver um blog, site pessoal ou uma página no Facebook, insira o endereço no espaço designado para tal.

2- Produza suas legendas

Mais do que apenas descrever suas fotos e vídeos, faça da sua legenda um complemento à sua publicação. Seja criativo de maneira que induza seus seguidores a comentar, questionar e até elogiar seus textos. Apesar de ser considerada uma rede social exclusivamente de fotos e vídeos, você pode incrementar suas postagens com suas legendas e gerar um maior engajamento do seu público com sua marca.

3- Use Hashtags do seu mercado

Seja você um (a) arquiteto (a), fisioterapeuta, administrador ou empreendedor do ramo da moda, utilize hashtags próprias do seu mercado. É um excelente caminho para ser notado por um público mais específico.  As pessoas procuram por todo tipo de hashtag que você pode imaginar. Quanto mais termos relacionados com sua área de atuação puder inserir, melhor! Mas não exagere na quantidade.

4- Crie sua própria hashtag marca-pessoal

O posicionamento de uma marca é dado a partir dos seus diferenciais que ela apresenta ao seu público. Voltando ao exemplo da Ana fisioterapeuta, ela poderá criar hashtags únicas para suas postagens. Por exemplo: #FisiodaAna #FisioterapiadaAna entre outras. Identifique as principais da sua área de atuação e crie suas próprias hashtags. E também adicione esses termos em sua biografia, assim seus novos seguidores e visitantes já saberão como identifica-lo (a).

5- Não “trapaceie” nas Hashtags

Sabemos que existem diversas listas por aí, com as principais hashtags do Instagram. As mais usadas que são única e exclusivamente utilizadas para gerar mais “likes” nas fotos e vídeos. Evite usar esses termos, a menos que estejam relacionadas com suas publicações. Alguns destes termos que estão no Top 10 dos mais utilizados para apenas ganhar mais curtidas e seguidores: #follow #followback #like #me #like4like. Os usuários percebem quando alguém ou uma marca utiliza as hashtags sem sentido apenas para conseguir mais “likes” em suas imagens e vídeos. E não é uma prática vista com bons olhos. Seja autêntico e fiel à sua marca.

6- Geolocalização

Por onde anda sua marca? Comunique os locais onde suas fotos e vídeos foram capturados. Quando visitar um evento profissional da sua área, uma feira, um congresso ou até uma visita à alguma grande empresa da área, registre os momentos e adicione onde as imagens e vídeos foram feitas.

7- Integração Social

Conecte seu perfil do Instagram ao seu twitter, Facebook, e outras redes sociais. Dessa maneira, sempre que publicar uma foto ou vídeo, a publicação será automaticamente compartilhada também nas outras redes sociais. Atraindo novos seguidores e ainda aumenta a visibilidade e envolvimento da sua marca.

8- Socialize

Siga profissionais da sua área, marcas, empresas e seus clientes. Curta aquelas publicações que julga pertinentes e comente sempre que achar que valha a pena . Se estiver fazendo um bom trabalho em seu marketing pessoal, receberá muitos seguidores, comentários e curtidas de volta.

9- Promova seus posts

Utilize o Instagram para divulgar suas novas publicações caso tenha um blog ou até uma página no Facebook. Pode utilizar alguma imagem da publicação com o título do seu texto e ainda colocar o link para seu blog. E incentive seus seguidores a visitarem seu endereço virtual e a interagir em seus posts. Aqui novamente vale relembrar de utilizar as hashtags relacionadas com o assunto da postagem, para gerar um alcance maior para seu blog, além dos seus seguidores.

10- Mantenha o equilíbrio

Se seus principais objetivos através do marketing pessoal são estritamente profissionais, entenda a importância de equilibrar suas postagens no Instagram. Você não é um robô. O Instagram ainda é usado pela maioria como uma rede social de lazer e com um clima mais pessoal. Portanto, compartilhe fotos fora do contexto profissional, do seu dia-a-dia, seus hobbies e quando possível, adicione pequenas doses de humor. Nem só de trabalho vive o homem, certo? Uma dica extra: Pense sempre na qualidade das suas fotos e vídeos. Torne suas publicações atrativas e convidativas. Sua marca será associada a essas fotos e vídeos. Procure utilizar os filtros e efeitos da própria rede para melhorar suas publicações. Se isso for novidade pra você, faça uma rápida pesquisa no Instagram e verá que muitos profissionais já trabalham suas marcas por lá com maestria, praticando as ações listadas aqui. E se já utilizava seu perfil com essas práticas, ótimo! Continue com o bom trabalho.

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Rafael Dal'laqua (29 Posts)

Publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP e pós-graduando em Administração de Empresas pela FGV/SP. Profissional com interesses em personal branding e em tudo o que a internet oferece para construção e gerenciamento de marcas pessoais sólidas e de sucesso online. Movido pela busca por novos conhecimentos e um eterno nadador. É co-fundador do Marketing Pessoal Online.


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